As receitas não são minhas. Ou são da minha professora Chef Suzana Casalechi ou são aquelas que sorriem pra mim! É que achei melhor copiá-las aqui para ter acesso em qualquer lugar e para compartilhar, do que fazer um caderno que pode se perder.

26.1.13

Bife à moda indiana acompanhado de Salada de espinafre e queijo burrata ao Dip de iogurte

Receita adaptada do livro 30 MINUTOS E PRONTO do Jaime Oliver - páginas 216 a 219
Para 04 Pessoas
 

Ingredientes do bife:

1/4 de um vidro (225g) de pasta de curry Matsaman.
http://www.exoticfoodthailand.com/ 
ok, sei que é tailandês, mas não encontrei o da receita "pasta jalfrezi" e ficou maravilhoso.


1/2 limão

3 bifes (300g cada) de miolo de alcatra
Alguns ramos de coentro fresco
04 pães folha - a receita pede 02 pães naan, mas eu não encontrei.
papel manteiga - usei alumínio, mas não ficou bom, tem que ser papel manteiga mesmo.
1/4 de um vidro de pasta de curry
1 vidro (200ml) de leite de côco




Ingredientes da Salada:

200g de espinafre pré-lavado
Um maço pequeno de coentro fresco
1 embalagem de brotos de alfafa
1 embalagem de agrião
1 cenoura grande
1 queijo burrata - a receita pede panir e 3 col de semente de gergelim para empanar, mas não encontrei o panir e o burrata fica melhor fresco.
01 pote de iogurte natural
01 raminho de hortelâ.
1 limão
azeite de oliva
sal marinho e pimenta do reino


Modo de preparo:
Para começar - reúna os ingredientes e utensílios que vai usar. Coloque uma chapa para aquecer em fogo alto. Ligue o forno a 180graus.

Numa tigela grande e rasa, misture 1/4 do vidro de pasta de curry, o suco de 1/2 limão, umas esguichadas de azeite e uma boa pitada de sal e pimenta. Coloque os bifes na tigela e esfregue esses temperos, reserve  e lave as mãos.

Despeje o iogurte em um prato. Fatie bem fino as pontas dos ramos de hortelã e acrescente ao iogurte. Adicione um fio de azeite extravirgem, o cuco de 1/2 limão e uma boa pitada de sal. Leve à mesa, mas só misture na hora de servir.

Coloque o espinafre em uma travessa. Rasgue e espalhe por cima a maior parte das folhas de coentro, depois os brotos de alfafa e a rúcula cortada com tesoura. Com um descascador de legumes, corte a cenoura em tiras longitudinais sobre a rúcula.

Amasse um pedaço grande de papel manteiga sob a torneira, depois estenda, regue com um fio de azeite e emrulhe os pães. Leve ao forno para aquecer.

Use um pegador para transferir os bifes para a chapa que está pelando. Cozinhe por 6 minutos para mal passado, 8 para ao ponto e 10 para bem passado, virando os bifes a cada minuto. Quando estiver pronto, passe para uma tábua.




Leve uma panela pequena ao fogo médio. Adicione 1/4 do vidro da pasta de curry e o leite de côco, mexa bem e deixe ferver e diminua o fogo até engrossar (cerca de 3 minutos). Olhe os bifes! Não deixe o pão queimar! Não tire os olhos deles!

Como servir?
Duas maneiras: coloque tudo na mesa e se fartem ou sirva a salada com o queijo burrata e o molho de entrada e depois sirva a carne com o molho e o pão como prato principal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário