As receitas não são minhas. Ou são da minha professora Chef Suzana Casalechi ou são aquelas que sorriem pra mim! É que achei melhor copiá-las aqui para ter acesso em qualquer lugar e para compartilhar, do que fazer um caderno que pode se perder.

14.10.11

Rosca Caseira

Receita da Shirley, mãe da Shênia, de Itajubá - MG
Para 03 roscas.


Ingredientes:
50g de fermento biológico
1 colher rasa de sal
2 xícaras açúcar
3 ovos
2 col sopa de margarina
3/4 de xícara de óleo
1/2 litro de leite morno
Farinha de trigo sem fermento


Coloque em uma vasilha grande o fermento, o sal e o açúcar e misture até dissolver. Depois acrescente ovos, margarina, óleo e leite e misture tudo. Vá acrescentando farinha de trigo aos poucos, amassando bem até soltar das mãos e da vasilha. Deixe a massa descansar até dobrar de volume (por volta de 30 minutos). Enrole no formato que preferir - nesta receita, enrolei em forma de trança - é só fazer três cordões, trançar de forma que não fique muito apertado e ajeitar as pontas. Deixe crescer novamente até dobrar de volume, deixar crescer o bastante é o segredo para que a massa fique fofinha.

Asse em forno médio (180º) por 40 minutos ou até dourar por completo.

Caso queira incrementar com creme de confeiteiro, você pode comprar pronto no supermercado ou na padaria, ou pode fazer em casa mesmo. Assista ao video que postei abaixo, pois ele explica de forma muito simples, detalhada e fica ótimo.

http://www.youtube.com/watch?v=JBgz4rLp19w

Pode colocar o creme antes ou depois de assar.

2 comentários:

  1. que bela rosquinha...maravilha...bjs

    ResponderExcluir
  2. obrigada, Belinha!!! É mais fácil de fazer do que de explicar e é saborosa! Como soube do blog? Sou nova no pedaço rsrsrs

    ResponderExcluir