As receitas não são minhas. Ou são da minha professora Chef Suzana Casalechi ou são aquelas que sorriem pra mim! É que achei melhor copiá-las aqui para ter acesso em qualquer lugar e para compartilhar, do que fazer um caderno que pode se perder.

14.10.11

Panqueca

Receita de tia Eleonora e do @josajr. Fiz as duas e misturei as dicas dos dois, captando o melhor de cada um. Clique no link abaixo e será direcionado para o site do JosaJr, o Chef  Sioux.

http://bancoebalcao.wordpress.com/2010/11/02/receita-panqueca/

Para 05 pessoas.


Massa:
1 xícara de leite
1 xícara de água
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de maisena
2 ovos
1 colher de fermento em pó
1 pitada de sal
1 pitada de parmesão ralado

Coloque os ovos no liquidificador e bata por cinco minutos. Acrescente o leite e a água. Bata durante alguns minutos ou até misturar bem, aos poucos vá acrescentando a farinha de trigo misturada com maisena. Essa ordem faz com que a farinha se misture por completo. Depois acrescente o sal, o fermento e o parmesão bata por mais alguns minutos.
Para fritar suas panquecas você pode usar uma frigideira antiaderente.

Leve ao fogo e deixe esquentar. Pegue o copo do liquidificador e despeje a massa da panqueca no centro da frigideira quente e untada, o suficiente para quase chegar aos cantos, quanto mais finas mais gostosas. Vá girando a frigideira para espalhar a massa uniformemente cobrindo todo fundo da frigideira. É super legal ver as bordas da massa se soltando, de uma balançadinha na frigideira e verá que a massa está solta. A hora de virar é você quem vai decidir, dependendo de quão passada você gosta.
Para virar sua panqueca retire a frigideira do fogão e pendule para frente e para cima fazendo sua panqueca deslizar para frente, como se fosse jogá-la pra frente mesmo, mas sendo arremessada para cima. É divertido e mais fácil de fazer do que de explicar, vale a pena aprender.
Mas se não der certo mesmo, use uma espátula, de preferência de plástico para não arranhar o revestimento antiaderente da sua frigideira e vire suas panquecas fritando dos dois lados.


para ficarem verdes, acrescente 1 xícara de folhas de espinafre
para ficarem laranjas, acrescente 1 xícara de cenoura raladinha
Sugestões de recheio:
presunto e mussarela
frango e catupiry
carne moída
mel
banana com canela
bom, existem várias maneiras de rechear, combina com quase tudo!
de espinafre com recheio de carne moída, parmesão ralado e mostarda escura

de cenoura com recheio de espinafre e ovo refogados e parmesão ralado


comum com recheio de goiabada e parmesão ralado



2 comentários:

  1. Sen-sa-ci-o-nal. Pode-se chamar de a panqueca definitiva, rss.
    Adorei, parabéns pelas dicas, ficou tudo muuito bem explicado e as fotos ficaram ótimas, imagino como elas devam ter ficados gostosas também :)
    Partabéns

    ResponderExcluir
  2. Puxa, Junior! Obrigada mesmo, fiquei muito feliz com seu comentário, amo seu site, há pelo menos cinco receitas por lá que quero testar, você é criativo, bem humorado e suas fotos são tentadoras! Obrigada mesmo!!! =D

    ResponderExcluir