As receitas não são minhas. Ou são da minha professora Chef Suzana Casalechi ou são aquelas que sorriem pra mim! É que achei melhor copiá-las aqui para ter acesso em qualquer lugar e para compartilhar, do que fazer um caderno que pode se perder.

3.10.11

Montagem de mesa!!!

Aula de montagem de mesa da Heloisa Lelis.

Na aula de culinária de hoje, tivemos uma demonstração de como organizar os utensílios ao por uma mesa.

Jogo americano ou toalha de mesa!
Minha surpresa: não se coloca jogo americano sobre a toalha de mesa, NUNCA! Ou se usa um ou outro. O jogo americano realça a beleza da mesa.
O souplat pode ser usado tanto sobre a toalha quanto sobre o jogo americano, ele serve para apoiar o prato da refeição principal, não é usado para comer.
Se vai utilizar louça com motivos, escolha uma toalha lisa e vice-versa, se não, o resultado será uma mesa demasiada ruidosa! 

Talheres:
Talheres de entrada ficam por fora, talheres do prato principal ficam por dentro.
Facas ficam do lado direito, com a parte ativa para dentro.
Garfos ficam do lado esquerdo.
Se a entrada precisar de colher ao invés de garfo e faca, ela deve ser colocada ao lado direito da faca, como na foto.
Os talheres de sobremesa ficam acima do prato. Se precisar de faca, ela fica virada para a esquerda, com a parte ativa para dentro. O garfo fica virado para a direita e a colher fica virada para a esquerda.

Guardanapos:
Caso se utilize guardanapo de papel, ele deve ficar ao lado esquerdo do garfo. E quando estiver à mesa, não coloque o guardanapo de papel no colo, ele deve ficar sobre a mesa.
Caso o guardanapo seja de tecido, ele deve ficar ou ao lado esquerdo do garfo, como o de papel, ou sobre o prato, como na foto. Já este pode ser apoiado sobre o colo durante a refeição.
Para ficar mais bonito, use dois guardanapos de tecido, o de dentro liso e o de fora estampado, como na foto abaixo.







Nesta foto, a mesa está forrada com um tete-a-tete, ou runner, ou corre-mesa, não é caminho de mesa não, é usado para se comer a dois. À direita há um porta talheres. Se for usá-lo, coloque todos os talheres a serem usados na refeição dentro dele na ordem: faca com parte ativa para dentro, garfo e colher e o guardanapo sempre à esquerda ou sobre o prato.


Copos:
Ficam na diagonal. Se for só suco e água, o copo de suco fica acima do copo de água.

Na próxima aula, teremos mais dicas sobre taças e copos e como utilizá-los.

4 comentários:

  1. Estou curtindo muito seu blog, Amiga! Muitas dicas interessantes e deliciosas. Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  2. Sorella!!! Brigada, eu também to curtindo fazer isso!!! Saudade da minha cobaia profissional!!!

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkkkkkkkk... Eu também estava com saudades desse meu melhor ofício!!! Ainda bem que voltei ao trabalho na terça. rsrsrsrs Mas não me importo de ser cobaia quantas vezes mais for necessário. Faço o "sacrifício". rsrsrs E agora tenho prestado atenção em todas as mesas que vejo. Realmente, o pessoal tem seguido esta regra da toalha e jogo americano. Não sei se eu daria conta... não corre o risco de manchar o vidro??? (Muito leiga!rs)

    ResponderExcluir
  4. é mesmo! Eu também estou prestando atenção e todos fazem isso... sobre manchar o vidro, acredito que não mancha não! Quando estou preparando as coisas, volta e meia faço sem toalha de mesa, caem coisas no vidro e ele está lá, firme e forte! Mas se um dia manchar eu te conto rs

    ResponderExcluir